sexta-feira, 28 de novembro de 2008
O que organizar no terceiro trimestre da gestação
Sétimo mês
- Entre a 28ª e a 36ª semana, suas consultas médicas vão ocorrer a cada 15 dias. Reserve lugar na agenda.
- Converse com o seu médico se não está na hora de parar de dirigir. Isso varia muito de mulher para mulher. Algumas dirigem até o último dia, mas não é aconselhável.
- No final do mês, o enxoval deve estar pronto. Ou pelo menos faltando poucas peças e objetos.
- Entre em mais detalhes com o médico sobre os procedimentos que envolvem o parto
- A essa altura você já escolheu a maternidade, mas tenha uma segunda opção para eventuais imprevistos.
- Planeje - com calma, para não ficar ansiosa - como será seu esquema no futuro: você vai voltar a trabalhar? Se sim, quem ficará com o bebê? Você prefere contratar uma babá, promover a empregada atual ou deixar a criança em um berçário ou na casa de parentes? Não retornando ao trabalho, como será sua nova vida?
- Certifique-se de ter a cadeirinha de carro correta para recém-nascidos, o que vai garantir a segurança do bebê para sair da maternidade.
- Hora de fazer a última viagem se sua gravidez está indo bem, sem sinal de chance de parto prematuro. Até o sétimo mês, as companhias aéreas aceitam grávidas, desde que seja com a liberação por escrito do médico.
- Opte por um modelo de lembrancinhas de maternidade e enfeite de porta. Alguns, quando são encomendados, demoram para ficar prontos. Quando a escolha é comestível, é preciso verificar a data de validade.
- Se ainda não o fez, escolha o nome do bebê. Lógico que isso pode ser feito em qualquer momento, até na hora do parto. Mas resolver antes é uma decisão a menos para o final.
Oitavo mês
- A partir da 36ª semana, suas consultas médicas serão semanais.
- Lave as roupinhas do bebê.
- Deixe a mala da maternidade pronta. Assim, se o bebê nascer prematuro, não pegará você de surpresa.
- Compre as roupas que usará na maternidade.
- Separe algumas roupas para o pós-parto. Calcule que, ao voltar para casa, sua barriga estará equivalente ao quinto mês de gestação.
- Providencie sutiãs para amamentação.
- Vale a pena treinar o caminho da maternidade para, no dia, não ficar ansiosa com isso.
- Caso o bebê vá ficar na casa de parentes depois que sua licença-maternidade terminar, é bom que você verifique se não é preciso adaptar algum ambiente ou até comprar algum móvel.
- No final do mês, é aconselhável estar com o quarto do bebê concluído.
- A partir desse mês, trabalhe menos. Algumas mulheres antecipam isso, umas param de trabalhar, enquanto outras seguem a mesma rotina até o último dia. Respeite o seu ritmo.
Nono mês
- Dependendo de como está sua gravidez até aqui, as consultas médicas poderão ficar mais freqüentes.
- Descanse muito.
- E, se der, escolha um pediatra e marque uma entrevista nesse mês para conhecê-lo e ter mais intimidade na primeira vez que levar o bebê lá.
8º mês lunar - 31ª semana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A medida do feto essa semana é de 28cm e já pesa 1600g.
A estrutura óssea do bebê se fortalece. A íris que era opaca torna-se colorida. Agora o crescimento irá diminuir, o bebê ganhará peso. Conforme o bebê vai crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui.
Nessa fase de gestação, a mamãe ainda vai sentir dores nas costas, pois os músculos de sustentação começam a contrair e relaxar.
O útero está a 11cm acima do umbigo. Dormir de maneira agradável fica cada dia mais difícil. Está chegando o dia!
Segurança
Sua barriga está grande e redonda e ao usar o carro o cinto de segurança é extremamente desconfortável, não é?
Lembre-se que o cinto é um equipamento para sua segurança e obrigatório.
Para melhor acomodação, o cinto deve ser de três pontos e use-o na altura dos quadris, abaixo da barriga. Ajuste-o para não te machucar.
Não esqueça que daqui algumas semanas um pequeno ser também usufruirá o carro e também precisa de segurança. A cadeirinha de carro é um dos equipamentos mais importantes, pois o bebê irá usá-la logo que sair da maternidade.
Pode ter certeza que o bebê estará mais protegido na cadeirinha do que em seus braços.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Chá da Sofia
8º mês lunar - 30ª semana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Nas menininhas, o clitóris está bem à vista, pois os pequenos lábios ainda não o cobriram.
Nesse terceiro trimestre, o bebê precisa de muitos nutrientes. Faça uma alimentação saudável.
A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária.
Chá de bebê
Vai realizar o chá de bebê? Então está na hora de começar a idealizá-lo. Primeiro decida quem vai convidar e os presentes que estão faltando no enxoval do bebê ou que deseja ganhar.
Em seguida, escolha alguém para organizar tudo isso para você, já que não pode saber o que vai ganhar de quem.
Divirta-se!
Papai arrumando o quarto
O Papai é tão dedicado com esse quartinho, que não importa o horário ou dia, lá tá ele arrumando alguma coisa .... é o orgulho da Mamãe e da neném!
Por ele, a cortinha e o bercinho já estariam arrumados também, só pra ficar tudo ajeitado!!! mas eu tô tentando explicar que até a Sofia chegar, vai ficar tudo empoeiradinho!
A gente ama vc Papai!
(vejam o detalhe da borboletinha no varão da cortinha! e não é que foi ele quem viu esse mimo na loja? rs)
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Comprinhas no Brás
Gastamos viu, e como gastamos ... mas pelo menos compramos várias coisinhas que precisávamos e pagamos muito pouco comparado ao que trouxemos.
Tirei fotos da cortina linda que compramos (detalhe: combinando com o papel de parede) e de um dos protetores de berço: a coisinha mais linda desse mundo!
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
8º mês lunar - 29ª semana
O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada.
Mesma situação encontra-se o sistema nervoso central, também bem desenvolvido e já permite que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento.
O colostro pode sair do seu peito, com uma aparência amarelada. Seus pés estão maiores. Dessa forma, use calçados confortáveis.
Nesse período, é comum a mãe começar a ficar ansiosa para o término da gravidez. Há um aumento na secreção vaginal.
Inchaço
A redução do fluxo de sangue no corpo da mamãe pode causar inchaço nas pernas e nos pés, provocando dores e varizes. Para amenizar os sintomas, é importante fazer caminhadas leves, evitar ficar em pé por muito tempo, tomar muito líquido, descansar com os pés mais elevados que os quadris e usar meias elásticas, necessárias para evitar a formação de varizes.
Se você já possui varizes, as meias devem ser postas de manhã, ainda deitada e só retiradas à noite na hora de ir para a cama. Desta forma você evita complicações durante o parto e puerpério.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
FELIZ!
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
7º mês lunar - 28ª semana
A medida do bebê é de 25cm. O seu peso está em torno de 1100g.
Os cabelos estão mais compridos e o cérebro bem ativo com formação de dobras específicas. Na 28ª semana, o bebê começa se mexer menos, mas ainda tem espaço para isso.
Enquanto isso, a barriga da mamãe só cresce. O útero está a 8cm acima do umbigo. A dificuldade para respirar a acompanhará até o fim da gestação. Você deve ter ganhado uns 10 quilos.
Não estranhe se aparecer uma linha escura que vai do umbigo até os pêlos pubianos, chamada de linha negra. Tende a desaparecer até 12 meses depois do nascimento.
Se fizer mais de 5 anos da última vez que realizou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente e em partos domiciliares.
Diabetes gestacional
Cuidado com a glicose excessiva no sangue. Isso acontece também em mulheres não diabéticas, que desenvolvem diabetes durante a gravidez. Tende a desaparecer depois do nascimento do bebê. Mulheres obesas ou que tenham parentes de 1º grau com diabetes têm maior probabilidade de apresentar a doença.
O diagnóstico é feito através do exame de glicemia em jejum.
É perigoso e pode causar parto prematuro, aumento de peso do bebê e ele pode ir para UTI quando nascer por hipoglicemia.
A mamãe diabética precisa seguir rigorosamente uma dieta específica orientada pelo médico.