Lilypie 1st Birthday Ticker

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O que organizar no terceiro trimestre da gestação


Sétimo mês
- Entre a 28ª e a 36ª semana, suas consultas médicas vão ocorrer a cada 15 dias. Reserve lugar na agenda.

- Converse com o seu médico se não está na hora de parar de dirigir. Isso varia muito de mulher para mulher. Algumas dirigem até o último dia, mas não é aconselhável.

- No final do mês, o enxoval deve estar pronto. Ou pelo menos faltando poucas peças e objetos.

- Entre em mais detalhes com o médico sobre os procedimentos que envolvem o parto

- A essa altura você já escolheu a maternidade, mas tenha uma segunda opção para eventuais imprevistos.

- Planeje - com calma, para não ficar ansiosa - como será seu esquema no futuro: você vai voltar a trabalhar? Se sim, quem ficará com o bebê? Você prefere contratar uma babá, promover a empregada atual ou deixar a criança em um berçário ou na casa de parentes? Não retornando ao trabalho, como será sua nova vida?

- Certifique-se de ter a cadeirinha de carro correta para recém-nascidos, o que vai garantir a segurança do bebê para sair da maternidade.

- Hora de fazer a última viagem se sua gravidez está indo bem, sem sinal de chance de parto prematuro. Até o sétimo mês, as companhias aéreas aceitam grávidas, desde que seja com a liberação por escrito do médico.

- Opte por um modelo de lembrancinhas de maternidade e enfeite de porta. Alguns, quando são encomendados, demoram para ficar prontos. Quando a escolha é comestível, é preciso verificar a data de validade.

- Se ainda não o fez, escolha o nome do bebê. Lógico que isso pode ser feito em qualquer momento, até na hora do parto. Mas resolver antes é uma decisão a menos para o final.

Oitavo mês
- A partir da 36ª semana, suas consultas médicas serão semanais.

- Lave as roupinhas do bebê.

- Deixe a mala da maternidade pronta. Assim, se o bebê nascer prematuro, não pegará você de surpresa.

- Compre as roupas que usará na maternidade.

- Separe algumas roupas para o pós-parto. Calcule que, ao voltar para casa, sua barriga estará equivalente ao quinto mês de gestação.

- Providencie sutiãs para amamentação.

- Vale a pena treinar o caminho da maternidade para, no dia, não ficar ansiosa com isso.

- Caso o bebê vá ficar na casa de parentes depois que sua licença-maternidade terminar, é bom que você verifique se não é preciso adaptar algum ambiente ou até comprar algum móvel.

- No final do mês, é aconselhável estar com o quarto do bebê concluído.

- A partir desse mês, trabalhe menos. Algumas mulheres antecipam isso, umas param de trabalhar, enquanto outras seguem a mesma rotina até o último dia. Respeite o seu ritmo.

Nono mês
- Dependendo de como está sua gravidez até aqui, as consultas médicas poderão ficar mais freqüentes.

- Descanse muito.

- E, se der, escolha um pediatra e marque uma entrevista nesse mês para conhecê-lo e ter mais intimidade na primeira vez que levar o bebê lá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ja estamos prontos né esposa????