Lilypie 1st Birthday Ticker

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Desenvolvimento do neném - 11ª semana

Mamãe
É a partir de agora que você começa a se sentir realmente grávida, pois sua barriga começa a crescer. Enquanto o útero aumenta de volume, seus outros órgãos, como o coração e os rins, começam a trabalhar mais para suprir as necessidades do seu bebê.

Há mulheres que até esta fase, já engordaram muito além do normal, enquanto outras não ganharam nenhum peso. Engordar durante a gravidez é uma preocupação de muitas mulheres. Porém, esta preocupação deveria estar focalizada na nutrição e não no peso. A chave para isto é uma dieta equilibrada com uma boa variedade de frutas, legumes e proteínas. No entanto, quando falamos em proteínas, não quer dizer que estamos falando especificamente em carne, pois há muitas vegetarianas que têm uma gravidez saudável.
Apesar do comentário popular, não é necessário comer por dois, ou seja, ingerir grandes quantidades de alimentos. O importante é se alimentar de três em três horas sem exageros. Além disso, faça suas refeições normalmente e se possível no mesmo horário.

Bebê
Nesta semana, seu bebê já está livre de adquirir anomalias congênitas, que são provocadas pela insuficiência de ácido fólico. Mas não se esqueça do que falamos antes. Continue com as vitaminas, pois ele precisa delas até o final da gravidez.

A cabeça do seu bebê é quase metade do tamanho do corpo, mas isso mudará de acordo com o crescimento. Os dedos dos pés e o sistema auditivo já estão concluídos, a íris começa a se desenvolver e inicia-se o processo de formação das unhas. A placenta, por sua vez, ganha um número significativo de vasos sangüíneos, cujo os quais levarão uma infinidade de nutrientes à seu bebê, além da oxigenação. Quanto ao intestino, começa a migrar do cordão umbilical para o abdômen.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ai que fofa!
Logo já pode tirar fotos da barriga crescendo...
beijos
Lu

Anônimo disse...

Ana, vc ficará lindona barriguda.

Anônimo disse...

Minha nenê caroço ta virando nenê gente... que emocionante!!!
A Esposa vai ficar barrigudinha que legal :)