Lilypie 1st Birthday Ticker

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Desenvolvimento do neném - 12ª semana

Mamãe

Nesta semana, você sentirá melhoras em relação as suas náuseas e cansaço. Porém, sua respiração pode ficar mais acelerada e a digestão mais lenta, causando às vezes, prisão de ventre.
Os enjôos que você deve estar sentindo, são uma resposta do organismo à verdadeira revolução hormonal que está ocorrendo dentro de você.

Nesta semana seu obstetra irá solicitar o exame de Trâslucência Nucal e o Morfológico.

A Medição da TN estuda a translucência nucal dos fetos com 12 semanas, e depois relaciona com a idade materna e antecedentes obstétricos para poder dar a probabilidade de alterações cromossômicas.

A translucência nucal representa um pequeno acúmulo de líquido que ocorre na região da nuca do bebê, durante um curto período da gravidez. Kypros Nicolaides, um pesquisador cipriota radicado em Londres – Inglaterra, estudou que fetos portadores de síndrome de Down possuíam um aumento desta região, perceptível e mensurável ao ultra-som, ainda no 1º trimestre, entre 11 e 14 semanas, quando ele mede entre 45 e 84 mm de CCN (Comprimento Cabeça-Nádegas).
Posteriormente, vários pesquisadores identificaram uma relação entre aumento da translucência nucal e várias anormalidades fetais, genéticas e não-genéticas. Particularmente nos fetos com cromossomos normais, várias doenças ligadas ao sistema circulatório (coração) e ósseas foram descritas. A translucência nucal possui sensibilidade média de 60% para diagnóstico de síndrome de Down, quando medida na técnica adequada. Se associada à idade materna e à medida do CCN, esta sensibilidade pode chegar a 85%.

A medida de translucência nucal permite reposicionar a gestante em um cálculo de risco para cromossomopatias, grupo de doenças genéticas que inclui a Síndrome de Down. Uma gestante pode reduzir várias vezes o risco relacionado à idade, quando apresenta uma medida normal.

Por ser um exame ultra-sonográfico, sem riscos para o bebê, recomenda-se sua realização em todas as gestações, independente do risco genético presente.

É importante lembrar que este exame não é para diagnóstico e sim um screning para se ver a probabilidade, de acordo com a idade materna, antecedentes e espessura da prega, de se ter alguma alteração genética. O diagnóstico de certeza somente pode ser dado com estudo do cariótipo fetal, que é feito pela aminiocentese (colheita do liquido) a partir de 20 semanas, mas este exame tem indicações precisas, como primigesta idosa e antecedentes familiares de síndrome de Down.

Durante o exame ultra-sonográfico para medida da translucência nucal, é realizado o ultra-som Morfológico de Primeiro Trimestre, que permite avaliar toda a anatomia interna e externa do bebê em desenvolvimento. Neste ultra-som, vários órgãos, sistemas e vasos são pesquisados.
A via de acesso é preferencialmente via transvaginal, podendo ser eventualmente por via transabdominal.
Por ser mais detalhado, o exame é mais demorado que os outros, pois são verificados: o número de bebês, a localização da placenta, a medida do colo uterino e toda a Morfologia Fetal (Pólo Cefálico, Cérebro, Face, Coluna, Nuca, Tórax, Coração, Abdome, Aparelho Genito-Urinário, Extremidades, etc). Além disso, é feita a identificação e a avaliação do saco gestacional, a principal datação da gestação (que será utilizada como referência para toda a gestação) e o comprimento do bebê (CCN - Comprimento Cabeça-Nádegas).

Bebê

O cérebro não tem o mesmo tamanho que no nascimento, porém tem a mesma estrutura. Formam-se as cordas vocais e seu bebê já pode emitir sons. O fígado começa a segregar bílis e os intestinos já migraram do cordão umbilical para o abdômen do bebê. A tiróide e a bexiga estão completamente construídas, bem como o pâncreas, que começa a produzir insulina.

Seu bebê já tem seus reflexos e também movimentos de prática na área digestiva. Tudo isto em preparação para vida de extra-uterina.

Se na próxima consulta seu médico usar um Doppler, você poderá ouvir o coração do seu bebê bater. Ele soará muito rapidamente e será confuso como o som do trote de um cavalo.

Nenhum comentário: